Pular Links de NavegaçãoHome > Responsabilidade Social

Há 35 anos investindo em ações e projetos de educação

Tudo começou em 1978, quando Luis Eduardo da Costa Carvalho, fundador da Lecca, se tornou diretor da Associação Santa Clara. Mais tarde, no ano 2000, começou a apoiar a Associação Arte Despertar, e em 2003 criou o Instituto Lecca implantando a Creche Geraldo Magela em Passa Três. Todas estas iniciativas têm seu foco sempre na educação, um dos principais pilares para o desenvolvimento humano.

Desde 2007 o Instituto vem apoiando o Programa Estrela Dalva, um projeto cujo objetivo é preparar crianças superdotadas de comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro para ingressar em escolas públicas de excelência como Colégio Pedro II e Colégio de Aplicação da UERJ.

O Programa Estrela Dalva possui a autorização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para avaliar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e selecionar aqueles identificados como superdotados. A seleção é feita a partir de critérios de potencial intelectual, aptidão acadêmica e nível socioeconômico. Apenas 1% de todos os alunos avaliados apresenta a qualificação necessária para participar das atividades desenvolvidas pelo Instituto.

No programa, os alunos têm aulas de matemática, português e redação, além de atividades específicas para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e do pensamento ético. Hoje o Programa Estrela Dalva possui quatro turmas de 12 alunos, totalizando 48 crianças atendidas, e todos os anos, desde que iniciou suas atividades, tem alcançado índices de aprovação acima de 80%.

"Meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da educação, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno. Acredito na evolução que o estudo traz para todos que podem experimentá-lo", diz Luis Eduardo da Costa Carvalho, presidente do Conselho Administrativo da Lecca Financeira e fundador do programa junto à pedagoga Maria Clara Sodré.

estrela dalva

Fundado em 2003, o Instituto LECCA apoia desde 2007 o Programa Estrela Dalva que seleciona crianças superdotadas de baixa renda do 3º ano do ensino fundamental de escolas municipais e as prepara para entrar em escolas públicas de excelência.

Conheça mais

Com o intuito de cumprir a Resolução 3.658 do BACEN, comunicamos que todas as operações de crédito são informadas ao SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil).

O SCR armazena informações positivas sobre os tomadores de crédito e apresenta a situação das operações existentes no final de cada mês, independente delas estarem em atraso ou em dia.

Os clientes poderão ter acesso às informações inseridas nesse sistema, através de solicitação às Centrais de Atendimento ao Público do BACEN, indicadas no site http://www.bcb.gov.br